;


Vídeo Dan Buettner: Como viver para ter mais de 100 anos - clique aqui.



Para encontrar o caminho para uma vida longa e saúde, Dan Buettner e sua equipe estudam as "Zonas Azuis" do mundo, comunidades cujos anciãos convivem com vigor e vigor até a idade recorde.

Em sua palestra no TED, ele compartilha os 9 hábitos comuns de dieta e estilo de vida que os mantêm aquém dos 100 anos.

O escritor e explorador da National Geographic Dan Buettner estuda os povos de vida mais longa do mundo, destilando seus segredos em um único plano de saúde e vida longa.


" IKIGAI - conceito que pode ser traduzido como razão para viver "

DEZ LEIS DO IKIGAI - extraídas da sabedoria dos anciãos de Ogimi:

1 - Mantenha-se sempre ativo, nunca se aposente. Quem abandona aquilo que ama e sabe fazer perde o sentido da vida. Por isso, mesmo após o término da jornada laboral “oficial”, é importante continuar realizando coisas de valor, avançando, proporcionando beleza ou utilidade aos demais, ajudando e moldando nosso pequeno mundo.

2 - Tenha calma. A pressa é inversamente proporcional à qualidade de vida. Como diz o ditado: “Devagar se vai longe.” Quando deixamos a urgência para trás, o tempo e a vida adquirem um novo significado.

3 - Não coma até se encher. Para uma vida longa, “menos é mais” também vale na alimentação. Segundo a lei dos 80%, para preservar a saúde por muito tempo, é preciso comer um pouco menos do que a fome que sentimos, em vez de nos entupir.

4 - Rodeie-se de bons amigos. Eles são o melhor elixir para dissolver as preocupações, seja por meio de uma boa conversa, seja ao trocar anedotas que tornam a existência mais leve, pedir conselhos, divertir-se junto, compartilhar, sonhar… Resumindo, viver.

5 - Coloque-se em forma para o próximo aniversário. A água se move, flui fresca e não para. Do mesmo modo, seu veículo para a vida precisa de um pouco de manutenção diária a fim de que dure muitos anos. Além do mais, exercícios físicos produzem os hormônios da felicidade.

6 - Sorria. Uma atitude afável atrai amigos e relaxa a própria pessoa. Não é errado perceber as coisas que vão mal, mas não se pode esquecer o privilégio de estar aqui e agora neste mundo cheio de possibilidades.

7 - Reconecte-se com a natureza. Ainda que a maioria das pessoas viva em cidades, fomos feitos para nos fundir com a natureza. Precisamos voltar regularmente a ela para recarregar as baterias da alma.

8 - Agradeça. A seus antepassados, à natureza que lhe provê ar e alimento, a seus companheiros de vida, a tudo o que ilumina sua rotina e faz você se sentir feliz por estar vivo. Dedique um momento do dia para agradecer e terá abundância de felicidade.

9 - Viva o momento. Pare de se lamentar pelo passado e de temer o futuro. Tudo o que você tem é o dia de hoje. Faça o melhor uso possível dele para que mereça ser lembrado.

10- Siga seu ikigai. Dentro de você há uma paixão, um talento único que dá sentido a seus dias e o estimula a dar o melhor de si até o fim. Se ainda não sabe qual é o seu ikigai, como diria Viktor Frankl, sua próxima missão é encontrá-lo.

Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz.
Héctor.García & Francesc Miralles